Leitões assados de Forma Tradicional em forno a lenha
Na cidade dos amores, também se come bom leitão, nomeadamente no João dos Leitões, onde este prato é preparado com todo o rigor que o tradicional método exige.
Tudo começa pela raça utilizada. Antes demais, é preciso ter em conta que o peso ideal do animal em vivo é entre 4 a 7kg e as raças de maior qualidade são Bísara e Malhado de Alcobaça.
Depois segue-se o tempero, cuja tradição implica o uso de alho, sal pimenta, salsa, toucinho, banha de porco e folha de louro. Depois de bem untado com a pasta preparada, introduz-se os temperos, que devem também ser introduzidos na barriga e nas restantes partes vazias do animal. Em seguida, cosem-se os rasgos e realizam-se umas picadas na pele e nas coxas para a pele ficar bem estaladiça enquanto assa.
O forno exclusivamente a lenha de eucalipto ou vides está mais ou menos a 300 graus, o leitão está pronto para entrar. As brasas são tiradas e finalmente é posto o leitão a assar. Aguarda-se então mais uma hora, ou hora e meia para o leitão estar assado. O tempo de assadura de um leitão, varia consoante o seu peso e temperatura do forno, mas a média é mais ou menos de duas horas, este processo ocorre num forno tradicional, pois leva só seis leitões de cada vez.
A preparação do processo do leitão da Bairrada é complexa, mas que resulta num prato final cheio de sabor e história.